A fala dos bichos

Os animais se comunicam com nós humanos sim! Basta um pouco de esforço para saber fazer a leitura dos eles nos dizem. Eles falam com o latido, a cara, as orelhas e o rabo. Neste sentido, cortar rabo e orelhas é quase como cortar a língua de um ser humano.

Um cão pode latir, rosnar, uivar e soltar muitos outros sons. Os latidos podem ter muitas outras razões. O cão late de solidão, de medo, de alarme. Rosnar é sinal de alarme. Não devemos acariciar um cão estranho e rosnando.

Os pêlos revelam sobre o estado de saúde e o cuidado do responsável para com o cão. Arrepiando os pêlos da nuca, ele quer se parecer maior. Geralmente antes de começar uma briga. Portanto, tenha cuidado quando notar um animal assim!
Se as orelhas estão para trás pode ser sinal de ameaça ou então apenas que o animal quer receber um afaço. Se estão de pé significa que o animal está em alerta, ou escutou algum barulho que chamou sua atenção.

Existem pessoas que dizem que abanar o rabo significa alegria e um cão que abana o rabo e morde é um traidor. Será? O rabo em ação significa o estado de alerta. Pode ser alegria, pode ser desconfiança, por isso também tenha cuidado ao fazer a “ leitura do rabo”. Um rabo entre as pernas por exemplo significa que ele tem medo ou respeito.

Um cão que nos mostra os dentes, pode estar pronto para nos despedaçar, ou em outros casos é apenas um “ cara” risonho e só está mostrando como está feliz! ( Pois é cães também dão risadinhas). Antes de fugir de um sorriso canino, devemos observar também as orelhas, o pêlo, os dentes, a voz e o rabo assim temos um conjunto completo para a interpretação da linguagem do animal!
Fonte: Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB / e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br

 

🐶 Clínica Veterinária SOS Animal 🐱

📲 Entre em contato por nosso WhatsApp: (17) 97400-0343 ou clique aqui

PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS 🚑

📍 Rua 18, 2111 – Barretos, SP

📲 Telefone (17) 3322-5362

💻 www.clinicasosanimal.com.br

#sosanimal #sosanimalbarretos #medicinaveterinariaintensiva #barretos #veterinario #hospitalveterinario #afaladosbichos