Dicas de verão para seu animal de estimação

Dicas de verão para seu animal de estimação

Dicas de verão para seu animal de estimação

Com este calorzão todo, fica difícil não pensar que os animais também sofrem com o calor! Cães e gatos, além da pelagem, que piora a sensação de calor, não possuem glândulas de suor, ou seja, eles não suam como as pessoas. O mecanismo da sudorese faz com que a temperatura do organismo diminua. Sem esse recurso, os animais ficam de boca aberta no calor, ofegando, isto é, fazendo com que o ar frio entre e resfrie seu corpo. Quanto mais ofegantes estão, mais calor estão sentindo.

Algumas raças são mais sensíveis do que outras, e não é incomum vermos no consultório cães braquiocefálicos ( Bulldog, Pug, Boxer, Shih-tzu, etc) chegarem com hipertermia , vômito e muitas vezes até em óbito por deficiência respiratória.

Sendo assim, selecionei algumas dicas de cuidados para termos com nosso bichinhos que ajudam a amenizarmos esse problema!

Em dias de muito calor, coloque 1 ou 2 pedrinhas de gelo na água do seu cão. Ele vai ficar muito feliz. Procure passear com ele no período que o Sol está menos forte, até as 10h da manhã e depois das 15h. Passeie sempre em locais com muita sombra e não se esqueça de levar água fresca para seu cão e outra para você. Mantenha os pelos do seu cão sempre bem tosados e curtos, durante todo o verão. Mantenha seu cão em um local onde tenha sombra e água sempre fresca. Não dê comida em excesso para seu ção, assim como você comer demais no calor prejudica a digestão. Evite muda-lo de temperatura rapidamente, como entrar em um ambiente com ar condicionado muito gelado. Se for necessário sair com seu cão no sol forte, passe protetor solar no focinho e nas partes claras de pele, como a barriga.

Você pode comprar um óculos de sol para seu cão (especifico para animais), além de proteger seus olhos do sol, em dias de vento protege da poeira. E por último leve-o para brincar em uma piscina em um dia de sol. Cães normalmente gostam muito de água e de se refrescar! Mas lembre-se é importante que ele seque ainda com o sol, para não contrair alguma doença de pele.

Ficam as dicas para um verão tranquilo para seu amigo de 4 patas!
Abraços ” Au”-migos a todos!
Fonte: Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB / e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br
🐶 Hospital Veterinário SOS Animal 🐱
📲 Entre em contato por nosso WhatsApp: (17) 97400-0343 ou clique aqui.
PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS 🚑
📍 Rua 18, 2111 – Barretos, SP
📲 Telefone (17) 3322-5362
💻 www.clinicasosanimal.com.br
#sosanimal #urgenciaeemergenciaveterinaria #medicinaveterinaria #barretos #verao #calor #dicas #pet #veterinario