Chocolate não!

Chocolate não!

Chocolate não!

🍫 Chocolate não!

Aparentemente inofensivo e delicioso, este pode ser um grande veneno em nossas mãos, principalmente quando ele vai direto para a boca gulosa dos nossos 🐕 amigos de 4 patas! O alimento pode ser tóxico para eles, já que há substâncias na sua composição que podem gerar problemas sérios de saúde, que vão desde a indisposição gastrointestinal até a morte.

O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que é rapidamente absorvida após ingestão e é um poderoso estimulante do sistema nervoso central e do coração.

A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães. Há relatos que apenas 40 g de chocolate são suficiente para intoxicar um cão de 10 kg!

Os primeiros sinais clinicos dessa intoxicação aparecem entre 6 a 12 horas após a ingestão do chocolate. Os sintomas que poderá observar são: aumento da ingestão de água , vômito, diarréia, agitação. Em um quadro mais evoluído o animal pode apresentar cianose (azulamento das mucosas, por falta de oxigenação) ,aumento da temperatura,e o pior pode enfim acontecer, o quadro evoluir para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.

Mas não posso dar nenhum chocolate para agradar meu animalzinho? Claro que pode! Porém tem que ser o especifico para eles, pois o mesmo não contém nem cacau ou açúcar! Porém ainda sim, deve ser dado com moderação, pois mesmo o próprio para cães, é muito rico em gordura, o que pode interferir no peso do seu animal e causar danos para o pâncreas e fígado!

O Melhor mesmo é deixar o animal com uma boa ração, que seja prescrita pelo seu veterinário. Assim, dificilmente teremos problemas por fatores alimentares! Abraços AUmigos para vocês!!!

Fonte: Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB /

e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br
🐶 Hospital Veterinário SOS Animal 🐱

📲 Entre em contato por nosso WhatsApp: (17) 3322-5362 ou clique aqui.
PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS 🚑
📍 Rua 18, 2111 – Barretos, SP
📲 Telefone (17) 3322-5362

Conheça mais sobre nossa estrutura clicando aqui

#sosanimal #sosanimalprimecare #urgenciaeemergenciaveterinaria #animaisderua #abandonoanimal