Carrapatos

Carrapatos

Com a chegada do calor, também aparecem os carrapatos. Para poder reproduzir-se, a fêmea precisa de sangue e seu cão é um de seus hospedeiros favoritos

👩‍⚕️ Com a chegada do calor, também aparecem os carrapatos. Para poder reproduzir-se, a fêmea precisa de sangue e seu cão é um de seus hospedeiros favoritos .

O carrapato espreita em zonas com bastante vegetação, jardins, parques, terrenos baldios. Assim, seu cão deve encontrá-los facilmente quando sai para passear.

Os carrapatos em cães são extremamente freqüentes no Brasil , isto porque nossas condições climáticas favorecem muito a sua multiplicação – calor e umidade , além disso uma única fêmea de carrapato pode chegar a colocar 4000 ovos em uma única postura.

É importante ressaltar que a relação 5% no animal , 95% no ambiente também é válida para os carrapatos . Além da coceira pode transmitir para os cães doenças perigosas, como a Erliquiose e a Barbesiose. Causando febre, anemia, falta de apetite, diarréia e vômitos.

Quando houver uma infestação de carrapatos, deve-se procurar um médico veterinário, para realização de exames que indicarão se houve infecção pelo parasita.

Nas estações do outono e do verão a incidência de infestações é maior.

É sempre melhor prevenir do que remediar, pois uma infestação de carrapatos no seu animalzinho, quer dizer uma infestação na sua casa também. A maioria das pessoas, recorrem a algum tipo de tratamento, somente depois que o ambiente ou o animalzinho já está contaminado.

Se você quer um resultado rápido e eficaz, vai precisar tratar tanto o animal, como o ambiente e, provavelmente, vai precisar da orientação de um profissional qualificado.

Como medidas de prevenção a este ectoparasita, deve-se dar banhos carrapaticidas em seu animal periodicamente, usar coleiras carrapaticidas, não levar seu animal a ambientes contaminados e vistoriar sempre o animal e o ambiente para que não vire uma infestação, pois a erradicação depois não é muito simples. Esteja atento!

Fonte: Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB /

e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br
🐶 Hospital Veterinário SOS Animal 🐱

📲 Entre em contato por nosso WhatsApp: (17) 3322-5362 ou clique aqui.
PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS 🚑
📍 Rua 18, 2111 – Barretos, SP
📲 Telefone (17) 3322-5362

Conheça mais sobre nossa estrutura clicando aqui

#sosanimal #sosanimalprimecare #urgenciaeemergenciaveterinaria #medicinaveterinaria #carrapatos #coceira