Gato em Forma

Gato em Forma

A obesidade é um fator preocupante quando falamos de gatos! Pois são seres extremamente preguiçosos e ociosos. O gato é considerado obeso quando o excesso de peso atrapalha sua vida

🐱 A obesidade é um fator preocupante quando falamos de gatos! Pois são seres extremamente preguiçosos e ociosos. O gato é considerado obeso quando o excesso de peso atrapalha sua vida, impedindo-o de pular ou brincar. O peso ideal é difícil de estabelecer uma vez que depende da raça e do tamanho, normalmente oscila entre 2,5 e 10 kg. Isso quando não falamos em raças exóticas como o Maine Coon, que pode chegar a 25 kg! 😱

Para saber o peso do gato, a solução caseira seria pegar o gato no colo, subir na balança e depois se pesar sem o gato e subtrair um peso do outro, só desta maneira o animal ficará quieto para a pesagem.

Geralmente a obesidade é causada por gulodice, excesso de alimentação (o dono deixa ração a vontade) e também por falta de exercício. Gatos dentro de casa fazem somente o exercício de ir e vir até o pote de alimentação e ir até para o sofá tirar mais uma sonequinha!
Animais castrados são mais tendenciosos a ganho de peso, pois perdem o interesse de ir para a rua e conseqüentemente diminuem o ritmo de atividade física.

O excesso de peso nos bichanos pode causar distúrbios hepáticos, diabetes hipertensão e doenças articulares.
Para realizar o controle de peso, apenas cortar a quantidade de comida em excesso não basta, devemos também evitar guloseimas e petiscos. Além de ser muito arriscado para o animal você trocar de ração ou então reduzir sem a orientação de um Médico Veterinário de sua confiança, pois a escassez de alimento também pode levar há algumas deficiências.

O alimento adequado para este tipo de situação é geralmente ração DIET e não a LIGTH, que é uma ração mais rica em fibras e pobre em calorias. A perda de peso é lenta e gradual, geralmente 1% ao mês.

Para fazer o gatinho perder peso sem preocupação além de levá-lo para uma avaliação nutricional, você pode aumentar as atividade físicas dele brincando mais vezes ao dia e se ele for habituado a coleira sair para passeios mais vezes ( lembrando que para isso é fundamental que o animal esteja vacinado adequadamente com um veterinário, quanto as doenças virais relativas a espécie)

Gato gordo é uma graça, mas não é sinal de saúde! Fica o alerta!
Abraços AU-migos a todos!

Fonte: Profª. MS. Patrícia Monteiro de Barros, Médica Veterinária da SOS Animal e Professora do Curso de Zootecnia da UNIFEB /

e-mail: clinica@clinicasosanimal.com.br
🐶 Hospital Veterinário SOS Animal 🐱

📲 Entre em contato por nosso WhatsApp: (17) 3322-5362 ou clique aqui.
PRONTO ATENDIMENTO 24 HORAS 🚑
📍 Rua 18, 2111 – Barretos, SP
📲 Telefone (17) 3322-5362

Conheça mais sobre nossa estrutura clicando aqui

#sosanimal #sosanimalprimecare #urgenciaeemergenciaveterinaria #medicinaveterinaria #veterinario #gato #gatoemforma